Topicos
Home
Historico
Atividades
Projeto Logo
Encontros
Contato
Referencia
Sobre
Downloads
O PROJETO "LOGO" E O ENSINO INFANTIL NO PROFAC

O Projeto "logo" é uma iniciativa do PROFAC de instituir um curso de ensino para crianças de 9 e 10 anos. Ele visa o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança para as áreas da matemática, geometria, informática e trabalho em coletividade.

As atividades do projeto estão diretamente ligadas ao ensino da informática como ferramenta de aprendizado como idealizado em 1979 por Seymour Papert, professor do MITs Institute e autor do sistema "LOGO", utilizado no projeto.

A LINGUAGEM LOGO

Mais do que uma linguagem de computador, o sistema "LOGO" é uma proposta pedagógica de ensino infantil. Baseado nesta linguagem, o sistema "LOGO" traz num interface de fácil assimilação um método simples de aprendizado de diversas técnicas matemática, geométricas, algébricas e trigonométricas.

Ele consiste num cursor, com o desenho de uma tartaruga, que se move a partir de comando digitados e gera desenhos na tela, como numa linguagem de computação. Contendo a maioria dos recursos de uma linguagem de computação complexa e comercial o "LOGO" é uma ferramenta poderosa de manipulação de um computador. Nela é possível criar programas utilizando lógica liner, modular e estruturada. Contém estruturas de decisão, repetição, definição de variáveis e funções/procedimentos. Além de manipulação de objetos.

Apesar de computacionalmente ser uma linguagem complexa, pedagogicamente se mostra bastante simples e de fácil assimilação. Seus comandos são dados em português-estruturado (ou língua nativa do país). A montagem de um programa em "LOGO" não requer nenhum conhecimento prévio, conforme os comandos vão sendo aprendidos podem ser utilizados imediatamente. O resultado final de um programa "LOGO" sempre se torna um desenho ou gráfico, sendo possível a utilização de cores e sons.

UM POUCO MAIS SOBRE A TARTARUGA

Para exemplificar a utilidade da "tartaruga", personagem central da utilização do sistema, podemos desenvolver o conjunto de comandos que descreve um quadrado na tela:

quadrado.lgo

PF 100
PD 90
PF 100
PD 90
PF 100
PD 90
PF 100
PD 90

ou

PARAFRENTE 100
PARADIREITA 90
PARAFRENTE 100
PARADIREITA 90
PARAFRENTE 100
PARADIREITA 90
PARAFRENTE 100
PARADIREITA 90

Neste programa podemos trabalhar o conceito de ângulos e atividades em grupo já que para chegar até o resultado final do quadrado serão necessárias exercícios de aprendizagem em grupo para se definir o melhor procedimento da criação do objeto, em participação de jogos.
Este mesmo programa pode ser usado no aprofundamento da utilização de lógica em sala de aula. Sendo o quadrado uma reunião de 4 comandos iguais seria interessante agrupar estes comandos e repeti-los:

quadrado.lgo

repita 4 [ PF 100 PD 90 ]

Ou seja, os 4 procedimentos serão repetidos até formarem o quadrado. Essa seria uma forma bastante sutil de inserir o conceito de repetição e polígonos. Sendo essa a melhor forma de "amarrar" uma aula a outra e sempre abrindo possibilidades a novos comandos e novos conceitos juntamente.

SUPORTE À UTILIZAÇÃO DO SISTEMA

A linguagem "LOGO" tem diversos interpretadores compilados para diversas plataformas.

Atualmente suas principais plataformas são :
· WINDOWS® 3.x/9x/ME/XP/2k/2k+3
· MAC/OS®
· MS-DOS® (até v6.22)
· GNU-LINUX(x86) RH/DB/SK/SS/MK

Seus requistos básico de hardware também são bastante diversos:
Na arquitetura PC/IBM, para as antigas versões baseadas em MS-DOS o hardware básico é um 386 com 4Mbytes de memória RAM e 7Mbytes em Disco Rígido.

No Brasil a maior autoridade sobre "LOGO" é o NÚCLEO DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO DA UNICAMP - NIED. Seu website se encontra em:

http://www.nied.unicamp.br

Lá é possível executar o download das diversas versões aprentadas de algumas universidades do mundo, inclusive o "LOGO" apresentado pela própria UNICAMP - O SUPERLOGO baseado em WINDOWS, licenciado sob a licença pública GPL-GNU.
Também estão disponíveis nesta página documentação, apostilas e referencias pedagógicas da utilização do sistema.

A seguir apresentamos alguns screenshots do programa em execução:

Screen LOGO

AS DIVERSAS ATIVIDADES POSSÍVEIS COM "LOGO"

O "LOGO" no mundo inteiro é utilizado com fins didáticos de suporte a outras discipinas. Seus principais alvos são a Mátemática, nas áreas de Geometria e Algebra, e a Física nas áreas da Dinâmica, Estática e confecção de gráficos.

É possível utilizá-lo desde a crianças já alfabetizadas até o adolescente vestibulando, mas sendo o primeiro seu enfoque maior.

Veja a seguir algumas das atividades realizadas no PROFAC para o desenvolvimento da linguagem "LOGO":

Aula Objetivo
Labirinto Coordenação inicial no uso do sistema, introdução de comando básicos e exercita sociabilidade do educando, já que as atividades são executadas em grupo.
Círculo Trigonométrico Utilizando o tapete com um círculo trigonométrico simples, a atividade propõe a introdução à utilização de ângulos notáveis (30°, 45°, 60°, 90°, 180°).
Ligue os pontos Utilização de cordenadas cartesianas. Atividade realizada em conjunto, em um tapete desenhado para o propósito e posteriormente utilizando o computador.
Pinte o desenho Com o uso da linguagem "LOGO", sem a utilização do mouse, esta atividade reune todos os conceitos trabalhados para movimentar o cursor e executar então o comando "PINTE" do sistema.
Desenvolva Formas Básicas Esta é a aula de geometria própriamente dita. Nela serão executados os primeiros poligonos (triângulos, círculos, pentágonos, hexágonos...) utilizando a linguagem "LOGO". Exige raciocínio lógico-matemático para a execução da tarefa.
Faça seu desenho Uma projeto completo onde a criança terá de, a partir de um tema decidido pelo grupo, desenvolver um desenho com sentido lógico. O tema, neste trabalho deve ser ligado ao desenvolvimento social de sua comunidade, promovendo atitude crítica.